Tratamento de trincas e fissuras em concreto

Tratamento de trincas e fissuras em concreto

Tratamento de trincas e fissuras em concreto

Tratamento de trincas e fissuras em concreto - Porquê fazer

O tratamento de trincas fissuras em concreto visa a solucionar as falhas ocorridas no decorrer do tempo, por desgaste e outras decorrências. As falhas podem provocar: fissuras e trincas, corrosão da armadura, manchas na superfície, desagregações, deformação excessiva, deficiências na concretagem e outros. 

Em muitas situações, o concreto se degrada naturalmente ao longo do tempo ou devido a ações externas e falhas de execução. Como elemento estrutural de suma importância para a segurança, o concreto deve ser devidamente recuperado.

Para fazer uma recuperação estrutural, o diagnóstico das possíveis causas é o primeiro passo. 

De acordo com especialistas, as principais patologias dos pisos de concreto são a delaminação, ou desplacamento), manchas e fissuras de retração, e claro, o desgaste superficial.

Os revestimentos poderão ser alvos de trincas e fissuras, formação de bolhas, de falhas e irregularidades no acabamento, destacamentos, etc.

As fissuras são um tipo comum de patologia nas edificações e podem interferir na estética, na durabilidade e nas características estruturais da obra. 

Em alvenarias ou nas estruturas de concreto, a fissura é originada por conta da atuação de tensões nos materiais. 

Quando a solicitação é maior do que a capacidade de resistência do material, a fissura tem a tendência de aliviar suas tensões. 

A formação das fissuras está ligada a situações externas ou internas. 

Entre as ações externas aos componentes, estão as fissuras causadas por movimentações térmicas, higroscópicas, sobrecargas, deformações de elementos de concreto armado e recalques diferenciais. 

Entre as ações internas, as causas das fissuras estão ligadas à retração dos produtos à base de cimento e às alterações químicas dos materiais de construção.

Tratamento de trincas e fissuras em concreto - Solução

O tratamento de trincas e fissuras em concreto compreende várias etapas, ou processos;

  1. Diagnosticar o problema
  2. Definir as técnicas de reparo e reforço
  3. Preparar a área para recuperação
  4. Aplicar as técnicas de recuperação de concreto mais adequadas

Como é feito o tratamento de trincas e fissuras

A fase fundamental da restauração é o tratamento de trincas. As trincas são abertas em cunha, limpas e preenchidas com Mastique de Elasticidade permanente. Após o tratamento, a trinca deverá ser restaurada/corrigida com Massa Acrílica, Textura ou Massa Base, conforme aplicável. Antes do tratamento das trincas é necessário que se faça uma verificação geral nas superfícies para detectar a existência de substrato solto. 

  1. Abertura de sulco sobre a fissura
  2. Remoção do acabamento existente
  3. Aplicação de selante acrílico
  4. Secagem da fissura selada
  5. Aplicação de impermeabilizante acrílico

Realizamos serviços de Tratamento de Trincas e Fissuras em Prédios residenciais e comerciais.


A Trindade Pinturas realiza os mais diversos serviços de aplicação, tratamento e restauração de pinturas (fachadas, internas e garagem), bem como, serviços diversos de manutenção e correção das estruturas em prédios e condomínios, residenciais e comerciais

Com a experiência de diversos trabalhos realizados, pode garantir que a restauração da fachada do seu empreendimento seja realizada com sucesso.

Trindade Pinturas - Empresa de Pintura Predial, Residencial, Comercial e Industrial