Tratamento de Trincas e fissuras como fazer

Tratamento de Trincas e fissuras como fazer

Tratamento de Trincas e fissuras como fazer

Como consertar trincas e fissuras 

O procedimento de conserto de trincas e fissuras pode ser um grande quebra-cabeça para muitas pessoas. Saiba como resolver e consertar trincas e fissuras com competência.

Primeiro é preciso saber a origem para, logo após, descobrir como realizar o conserto e as conseqüentes manutenções.

A trinca geralmente ocorre com a movimentação do material. A construção apresenta aço, concreto e alvenaria trabalhando em conjunto na estrutura. Por não trabalharem da mesma forma, eles acabam deformando ? por assim dizer ?, e nessa movimentação é onde surgem as rachaduras, trincas e fissuras.

Muito comuns em construções, as trincas, fissuras e assim como também as rachaduras acabam rachando a cuca até mesmo dos mais experientes com construções.

Os motivos para o aparecimento de trincas e fissuras

Assim como já explicado previamente na introdução, as trincas geralmente surgem devido ao problema de trabalhos com materiais diferentes que compõem uma construção. Mas, muito além disso, os motivos para seu aparecimento pode ser:

  • Problemas na estrutura da obra;
  • Leves movimentações no solo que podem comprometer a base da estrutura;
  • Retração de materiais diferentes que compõem a obra (alvenaria e concreto/alvenaria e madeira);
  • Uso de materiais de baixa qualidade;
  • Má aderência dos elementos;
  • Ausência de juntas de dilatação;

Qual a diferença entre fissuras, rachaduras e trincas?

Há diferenças no que tangem os três tipos de defeitos que podem apresentar a obra. As fissuras, rachaduras e trincas podem ser igualmente um desastre, mas diferem bastante entre si. Saber reconhecer cada uma é um passo para busca da solução.

As fissuras costumam ser superficiais, simples e bastante notáveis numa região mais rasa. Encontradas geralmente na horizontal ou na vertical, esses pequenos defeitos costumam estar mais relacionados às retrações e dilatações do acabamento.

Já as trincas e rachaduras são bem mais preocupantes. Por serem profundas, elas geralmente estão relacionadas aos problemas estruturais. Dessa forma, seu direcionamento costuma ter entre 45º ou 60º. Exigem, portanto, uma avaliação mais atenciosa de um profissional qualificado.

Como solucionar o problema de rachadoras, trincas e fissuras na obra?

Depois de identificar qual é o tipo de problema a ser reparado, siga os passos abaixo:

 Passo 1: Separar os equipamentos a serem utilizados para o conserto. Além do produto de vedação, é necessário o uso de massa acrílica, uma espátula, lixa e o que mais for necessário como complemento.

Passo 2: Secar, limpar e livrar a superfície de poeira. Em seguida, aplicar a fita adesiva especial para o fim. Se a fita adesiva tiver inúmeros desvios, corte quantos pedaços de fita forem necessários para a realização do mesmo.

Passo 3: Depois de realizar a colagem completa da fita, utilize um papel para passar por toda a superfície da fita. O intuito é retirar o ar que sobrar e impedir que pequenas bolsas de ar sejam formadas na nova superfície lisa que será formada.

Passo 4: Em seguida, será passado com cuidado uma camada de tinta acrílica para impedir qualquer tipo de imperfeição, assim como permitirá uma ancoragem perfeita da fita à superfície.

Passo 5: Após a secagem da tinta, é importante recobrir a região com massa acrílica aplicada com celulóide. Isso auxiliará na fixação e regularização da região onde a fita fora implantada.

Passo 6: Após a secagem da massa acrílica (que varia muito segundo o clima), é necessário lixar a superfície com o intuito de torná-la uniforme.

Passo 7: Após lixar, certifique-se que toda a parede esteja livre de resíduos. Para isso, pode ser utilizado um pano seco que livrará qualquer resquício.

Passo 8: Para finalizar, dê a mão finalizada de tinta para recobrir qualquer imperfeição. Em alguns casos outra demão de tinta se faz necessária, assim como uma possível repintura da parede.

Aparente facilidade que exige um trabalho profissional

Os passos acima podem ter aparentado significativa facilidade na realização do procedimento. No entanto, é sempre importante chamar um profissional por quesito de avaliação do surgimento da rachadura, fissura ou trinca.

É importante frisar que o aparecimento constante destes problemas pode significar problemas estruturais. Portanto, para evitar possíveis riscos, um profissional pode ser chamado já no início, antes que o problema se agrave e se torne inevitável.

Trindade Pinturas realiza os mais diversos serviços como tratamento e reparos de trincas e fissuras, reforma das fachadas, restaurações e pinturas (fachadas, internas e garagem) com qualidade e eficiência comprovadas. Veja nossa galeria de serviços realizados.

Com a experiência de diversos trabalhos realizados, pode garantir que os serviços e reparos de rachaduras, trincas e fissuras do seu empreendimento seja realizada com sucesso.

Trindade Pinturas - Empresa de Pintura Predial, Residencial, Comercial e Industrial