Reforma das Fachadas Necessidade e Planejamento

Reforma das Fachadas Necessidade e Planejamento

Reforma das Fachadas Necessidade e Planejamento

Reforma das fachadas do prédio: saiba como facilitar a realização

Qualquer tipo de obra ou reforma das fachadas é um grande incômodo para o contratante e demais residentes do prédio. Infelizmente é algo que, regularmente, precisa ser realizado. Afinal, a manutenção é parte do processo.

Segundo a Lei n 10.518/88 um prédio com a aparência descuidada pode trazer sérios prejuízos para os condôminos, como multas, e mais multas reincidentes. Ver: Manutenção das fachadas Lei nº 10.518/88

É necessário, portanto, um planejamento e muita sabedoria ao momento de condução de uma obra de manutenção das fachadas do prédio. Conversar com inquilinos, convocar assembleia e, assim, decidir as melhores formas de gerência da obra.

Nesse caso, há duas vertentes que desviam as assembleias para duas ocasiões diferentes. Quando se trata de pequenas obras ou reformas que não afetem áreas em comuns ou a fachada do prédio, uma assembleia pode, simplesmente, aprovar os gastos e orçamentos da construção.

Agora, é aqui que mora a atenção que deve ser redobrada. Quanto à reforma das fachadas ou obras em áreas comuns do prédio, é necessário, indubitavelmente, discutir os mais variados orçamentos e profissionais para a execução da obra.

Dessa forma, a condução do trabalho será mais prática, e às mãos dos profissionais acarretados cairão às responsabilidades de uma boa execução.

Dicas fundamentais para a reforma das fachadas

Dicas fundamentais para a reforma das fachadas serem um verdadeiro sucesso

É preciso ter ciência do estado que se encontra o prédio. Uma reforma das fachadas ainda sustentável não é necessária. Gastar dinheiro dos moradores apenas para aprimorar a estética, pode ser o tiro no pé do síndico.

Estas dicas auxiliarão a conduzir melhor as reformas, confira:

1)  Saiba o momento certo de fazer pinturas ou reforma nas fachadas do prédio

A observação é parte importante da decisão. É necessário verificar inúmeros fatores antes de correr para os braços do primeiro empreiteiro ou pintor para reformar as fachadas do prédio.

Infiltrações de água, desgaste da tinta, manchas leves na camada superior e tempo de sol que a parte frontal do prédio recebe. Eis os fatores a se ater no momento de decidir.

2)  O que exigir da empresa contratada na reforma das fachadas

Primeiramente, uma avaliação condizente com o estado atual do prédio. Em seguida, verificar possíveis adversidades que cerquem o trabalho, e relatar com extrema rapidez ao síndico.

Mas o mais importante é a avaliação do material utilizado na empresa. O tipo de tinta e/ou o revestimento utilizado nas fachadas precisa, indiscutivelmente, estar na ponta da língua do contratado para o serviço.

3)  As tintas disponíveis para a pintura e reforma nas fachadas

Seja a reforma que for feita nas fachadas, um acabamento novo de tinta será necessário para fechar a obra.

Portanto, é necessário avaliar as tintas existentes no mercado. E, sobretudo, os tipos ideais para utilizar nas fachadas do prédio após a reforma.

Quanto a cor ou cores a serem utilizadas, cabe aos condôminos ou responsáveis pelo condomínio escolher. Veja no post: Como escolher a cor da fachada e as dicas para não errar na seleção das cores.

4)  Impermeabilizar as fachadas

Esse protocolo é interessante, e muitas empresas tem adotado em suas reformas. A impermeabilização das superfícies envolve um processo em que é necessário um diálogo entre o contratante e o responsável pelo serviço.

Afinal, é preciso avaliar inúmeras circunstâncias para aplicação. No entanto, se for possível utilizar, o uso pode salvar uma fachada no futuro.

Reforma nas fachadas: as providências finais

Reforma nas fachadas: as providências finais

Por fim, o cronograma de obras deve ser seguido ao máximo possível pelo profissional contratado. É necessário que o contratante exija isso. Além de verificar se o cronograma envolve possíveis intempéries.

Estas precauções evitam estresses entre os moradores, e auxilia na organização do contratante em cobrar o serviço pago.

Reforma nas fachadas é algo que demanda dedicação, paciência e tempo. E capacidade de execução, da empresa contratada também.

Portanto, a contratação de profissionais capacitados é indispensável. A reforma das fachadas, quando bem feita, será refeita apenas em um longo intervalo de tempo, em um longínquo tempo no futuro.

A manutenção das fachadas pode prevenir gastos desnecessários, e bastante simples de verificar quando é necessária sua execução.

Vale o conselho. Um bom profissional ou uma empresa especializada em pinturas prediais, residências e comerciais, certamente saberá melhor como auxiliar.

Trindade Pinturas realiza os mais diversos serviços de reforma das fachadas, com; aplicação, tratamento e restauração de pinturas (fachadas, internas e garagem)


Com a experiência de diversos trabalhos realizados, pode garantir que a reforma das fachadas do seu empreendimento seja realizada com sucesso.

Trindade Pinturas - Empresa de Pintura Predial, Residencial, Comercial e Industrial